.png)
Da escrita para artistas na contemporaneidade
Em um contexto contemporâneo, a escrita desenvolvida para as variadas linguagens artísticas precisa possuir caráter de mediação, promovendo conexões entre a obra, o espectador e o artista.
Mais do que simplesmente introduzir o trabalho, essa escrita precisa ser arqueóloga dos intuitos que o originaram e deve posicionar essa criação dentro da trajetória do artista e também em seu contexto mais amplo.
Seja em exposições, editais, portfólios, no site do próprio artista ou em qualquer espaço em que se faça necessária a introdução do fazer artístico, o olhar externo que guia a construção dessa escrita é valioso e propicia novas reflexões, promovendo a expansão das fronteiras da obra.
Colagem por Thaylane Cristina
Sobre a autora
A escrita e eu temos muito em comum.
Somos ambas múltiplas, permitimos a livre interpretação e claro, o benefício da dúvida.
Meu percurso até o encontro com essa linguagem é extenso: caminhei pelos campos da fotografia e da pintura, procurando sempre o que havia de mais impossível dentro dessas duas linguagens. As diversas experimentações realizadas nestes dois meios imagéticos alavancaram muitas concepções que hoje embasam meus processos na escrita.
Minha escrita é intima do ensaio, é desejosa de diálogo e de interlocução com os diferentes aspectos de uma criação artística.
Acredito que esse é o meio para construir novas possibilidades e alcançar novos espaços nas linguagens artísticas, antes inabitáveis.

Ilustração por Iaci Carneiro
Para acessar meu CV, clique aqui.